Apartamento em Lisboa
O projeto:
Local:
Lisboa
Duração:
12
Abertura:
2019
Tipo:
T4
Fase:
Área:
Budget:
Cliente:
Fotografia:
Pedro Mendes
Arquitetura geral:
SHI Studio

Leia o texto da jornalista Elisabete Figueiredo sobre este projeto, e que foi publicado na revista Homify.
Se preferir leia-o no sítio original clicando AQUI.

 

Por vezes a vida prega-nos partidas e a família que pensávamos ficar por quatro passou a cinco, ou mais, de repente. Às vezes precisávamos tanto de um escritório em casa, em especial desde que o teletrabalho se tornou uma necessidade… E quando os filhos se zangam e reivindicam um quarto para cada um, mas não há? As casas não são fáceis de ampliar e os apartamentos não esticam. Será que há alguma solução para este problema, que não passe por comprar uma habitação maior?

A resposta é delicada e tem de ser dada caso a caso, mas de certeza que o primeiro passo é contratar um bom arquitecto de interiores!

Reformular todo o interior de uma moradia ou de um apartamento não é um trabalho que deva encarar de ânimo leve e necessita de muita experiência, conhecimento e sensibilidade para ser bem-sucedido. Vai muito além do design e da decoração, abrangendo a redistribuição de espaços, circuitos e ambientes, podendo mesmo exigir alterações estruturais, e isto implica os conhecimentos exclusivos de um arquitecto, por isso é importante distinguir as duas actividades.

O trabalho que hoje lhe mostramos é da autoria do gabinete SHISTUDIO INTERIOR DESIGN e prova que mesmo o trabalho mais improvável de transformar um T3 num T4 é possível quando os profissionais são de topo. Venha ver tudo com a homify!

Começamos por ver o apartamento depois de o projecto estar terminado, mas lá mais para a frente poderá ver as imagens do antes para ter a noção exacta da dimensão da mudança.

A premissa do projecto implicava a criação de mais um quarto, mas também era preciso criar ambientes que transmitissem mais amplitude e mais luz. Isto requeria uma mudança radical e o SHISTUDIO INTERIOR DESIGN foi chamado a ajudar. Assim, este atelier elaborou todo o projecto arquitectónico (obrigatório numa reabilitação tão profunda), executou a remodelação e tratou da decoração, num processo meticuloso que envolveu uma estreita colaboração com os clientes.

O resultado final é maravilhoso, com a qualidade a que esta equipa já nos habituou!

 

No hall de entrada somos recebidos por um ambiente alegre e luminoso, em tons de azul claro e com forte presença de madeira natural, que deixa entrever a subtileza e elegância das soluções aplicadas. A divisória de ripado vertical estabelece a fronteira entre a área pública (acaba por ser a área mais exposta a olhares externos) e as zonas mais privadas da casa, mas deixa passar a luz para não se perder amplitude. Do lado oposto está uma área de refeições quotidianas, para apoio à cozinha que acaba por ser um pouco visível, mas isso não representa qualquer problema porque a sua estética é fabulosa, capaz de deixar qualquer dono orgulhoso de a mostrar.

Ainda no hall destacamos a presença de duas estreitas caixas brancas, fixadas na divisória de madeira, num contraste clássico e sempre bonito. Estas pequenas prateleiras proporcionam o necessário apoio para chaves e comandos necessário em qualquer casa com um estilo incomparável.

A transição entre ambientes é natural e fluida. A sala de refeições quotidianas abre-se para a sala de jantar formal e desta transita-se sem obstáculos para a sala de estar, estabelecendo a premissa de abertura e multifuncionalidade dos espaços tão actual.

A cozinha aparece para lá da sala de jantar, abrindo para ela, mas num espaço separado. Essa separação é feita por portas de vidro com moldura de madeira.

As mais actuais tendências de arquitectura de interiores implicam abertura, mas nem sempre essa é uma característica apreciada por todos. A cozinha produz ruídos, vapores e cheios que nem sempre gostamos de ver espalhados por toda a casa, mas a distribuição da luz natural é fundamental. Esta solução de usar portas de vidro é extremamente inteligente, proporcionando o melhor dos dois mundos – separação física e união visual.

A cozinha era estreita e estreita continua, mas as cores brancas e brilhantes dos armários em laminado alto brilho proporciona uma luminosidade completamente nova. Nesta imagem moderna e clean a madeira natural dá um toque mais caloroso e familiar, e o pavimento de mosaico hidráulico oferece uma estética retro que dá mais personalidade.

Para maior praticidade no quotidiano, a cozinha conta ainda com uma bancada de madeira para duas pessoas, perfeita para pequenos-almoços ou lanches rápidos, lindamente complementada por dois bancos transparentes que quase se toram impalpáveis para permitir um ambiente mais liberto.

Esta casa ficou realmente linda, não conseguimos deixar de explorar todos os seus detalhes com prazer!

Na sala de jantar gostámos de tudo, mas não podemos deixar de destacar a mesa e o lindo aparador, com o seu design de inspiração escandinava.

A sala de estar prima pela alvura do tom do sofá, mas agora aqui a cor ganha mais força, mais calor e mais alegria através das almofadas rosa, com texturas diferentes.

O móvel de televisão é um primor do design feito à medida, conjugando o branco com detalhes em madeira natural que unem visualmente os dois ambientes de sala de estar e sala de jantar.

No seu todo o espaço transmite paz, serenidade e calor, requisitos fundamentais numa casa de família.

Penetramos um pouco mais na intimidade desta casa de família e vamos espreitar os quartos. Começamos pelos quartos das crianças, cheios de detalhes e ideias excelentes para arrumação e estilo. Porque os pequenos merecem viver o seu quotidiano com conforto e beleza.

Este é o quarto certo para um pequeno/a explorador/a. Não importa se é menino ou menina, embora os tons de azul sugiram um quarto de menino.

Os quartos são pequenos e estreitos, claro. Afinal o espaço físico continua a ser o mesmo, apenas ganhou mais uma divisão. No entanto as escolhas acertadas de tons e mobiliário criam uma sensação de amplitude e funcionalidade que conquista.

Este é indubitavelmente um quarto mais feminino, ou não estivesse bem patente o universo feminino no unicórnio que vemos no nicho de parede.

A personalização de cada quarto com a letra do nome dos seus ocupantes torna-os mais íntimos, perfeitamente adaptados aos seus ocupantes.

Este é indubitavelmente um quarto mais feminino, ou não estivesse bem patente o universo feminino no unicórnio que vemos no nicho de parede.

A personalização de cada quarto com a letra do nome dos seus ocupantes torna-os mais íntimos, perfeitamente adaptados aos seus ocupantes.

O armário espelhado ajuda a ampliar a luz natural e alimenta a vaidade da pequena diva.

E terminamos a exploração deste trabalho ímpar no universo dos crescidos.

A suíte tem o seu estilo construído com cores térreas e um toque industrial chique.

Adoramos a cabeceira da cama e admiramos a funcionalidade do quarto de vestir/escritório. Aprecie cada detalhe deste quarto suíte antes de seguir em frente para conhecer a base de trabalho da equipa de arquitectos de interiores, as fotos do antes!