Apartamento Nórdico
O projeto:
Brevemente
Local: Matosinhos
Ano: 2015
Fase: Pronto
Duração: 6 meses
Tipologia: Apartamento T3
Design de interiores & Decoração: SHI Studio
Arquitetura geral: Atelier 72
Leia o texto da jornalista Sílvia Cardoso sobre este projeto, e que foi publicado na revista Homify.
Se preferir leia-o no sítio original clicando AQUI.
Apartamento com decoração de estilo nórdico em Matosinhos
Ponha o dedo no ar quem já reparou que o estilo nórdico é uma tendência que veio para ficar. Com interiores luminosos e aconchegados e uma estética que assenta na premissa menos é mais
, é uma abordagem decorativa que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos. Aqui na homify, temos uma miríade de espaços de estilo nórdico. Hoje, partilhamos consigo mais um. Rumamos a norte para lhe mostrar um espaçoso apartamento T3, em Matosinhos, cujo projecto de design de interiores foi levado a cabo pelo gabinete SHI Studio.
Se acompanha com atenção a homify, então é possível que já se tenha cruzado com uma das propostas da SHI Studio, a empresa do norte que tem à frente a designer de interiores Sheila Moura Azevedo e se debruça sobre as áreas da decoração, do concept interior design e da remodelação de interiores.
Curioso? Não nos demoramos mais. Acompanhe-nos e venha conhecer os cantos à casa!
A entrada. Como espaço de passagem, é, não raras as vezes, descurado do ponto de vista decorativo. Porém, não tem que ser assim. Valorize a sua entrada, por mais pequena que seja. Com um espelho, tamboretes e um móvel suspenso, a entrada deste apartamento não passa despercebida. Além do mais, escolheu-se, para este espaço, a mais alegre e enérgica das cores: o amarelo! Seria esta a sua escolha?
Começamos o nosso livro de ideias pelo núcleo social da casa com a sala de estar e a sala de jantar integradas. A atmosfera sobressai pela luminosidade e pelo espaço generoso decorado com peças modernas e uma paleta cromática neutra. O grande sofá aparece disposto em torno de uma mesa de centro dupla que vemos amiúde em espaços de inspiração escandinava. As almofadas decoram e tornam o sofá mais confortável. Com um padrão às riscas e em tons azulados, diríamos que denunciam a proximidade do apartamento em relação ao mar. A carpete vem tornar o ambiente mais caloroso e segmentar este open space.
Com uma frente em azul petróleo, o móvel de televisão sobressai contra a parede revestida a madeira castanho avermelhado. A peça exibe linhas simples e acomoda espaços de arrumação. Este móvel, de natureza essencialmente utilitária, foi decorado com um pequeno vaso e um ponto de luz. Se tem um móvel semelhante, não o deixe despido: valorize-o com apontamentos de decoração.
A mesa de madeira oval completa a zona de refeições. A acompanhá-la surgem seis cadeiras de tecido com um formato ergonómico. O candeeiro suspenso desemboca sobre a mesa, tornando o espaço mais acolhedor e funcional. Em vez de uma consola ou de um aparador, optou-se por uma unidade suspensa que se estende sob o comprido, funcionando como apoio para a mesa e como espaço adicional para arrumação ou, claro está, para a colocação de elementos decorativos como quadros, jarras ou vasos. Para além de ser uma peça original, a unidade, por ser suspensa, é mais leve. Não sendo o caso deste apartamento, esta é uma boa opção para uma casa pequena onde os móveis suspensos devem ser privilegiados.
Tal como a sala, também a cozinha beneficia de agradáveis fluxos de luz natural que pousa sobre os armários brancos com superfícies lisas. Em jeito de contraste com a brancura dos armários, temos as bancadas de madeira, um material quente que é usado expressivamente nas casas de estilo nórdico. Na cozinha, vale realçar a parede em ardósia que torna o espaço mais divertido e até funcional (pode ser utilizada para se escrever receitas, deixar recados, entre outras coisas). Os candeeiros, com pequenos globos verde água, rematam a decoração da cozinha e harmonizam-se com as portas de vidro temperado.
O quarto de criança resume qualidades essenciais: cores leves e bons espaços de arrumação. Tal como no quarto anterior, o branco é a cor principal no quarto infantil com o amarelo a intervalá-lo e a encher de energia a atmosfera. Os tapetes redondos tornam a decoração mais divertida e o espaço térmico fica acusticamente mais confortável, para além de seguro. Chamamos a sua atenção para o móvel dos brinquedos que inclui um nicho para uma pequena secretária para as horas de estudo.
E por falar em horas de estudo, não podíamos deixar de lhe mostrar o escritório da casa com paredes em azul celeste e madeiras claras. O tapete oferece conforto à divisão e, com o seu padrão de inspiração étnica, torna-a mais especial. Os nichos sob a janela são uma excelente adição na medida em que conformam áreas de arrumação extra que vêm complementar a estante moderna com linhas assimétricas. Este não é, por certo, um escritório monótono. Está provado que somos mais produtivos num ambiente organizado e agradável e o escritório deste apartamento é um excelente exemplo de como pode decorar o escritório aí de casa! O que lhe parece?
No quarto de casal, o branco impera. O espaço é clean, arejado e convida ao repouso. São, afinal de contas, estas as características que procuramos nesta divisão. A cómoda rústica dialoga com as peças modernas e empresta um toque único à decoração. As almofadas vêm interromper a prevalência do branco e proporcionar frescura ao quarto. Destacamos ainda, o pormenor da escada em bambu, ideal para pousar toalhas, roupões ou até a roupa para o dia seguinte. O papel de parede contrasta de forma ténue e delicada com o branco.