Casa Morris
O projeto:

reabilitar uma casa contemporânea de forma a trazer charme e classe, história e arte, conforto e amplitude;
cores secas e móveis de família de forma a permitir as vistas desafogadas para a paisagem maravilhosa sobre a foz do Minho;
criar uma zona para hóspedes na antiga cozinha típica, reabilitar as casas de banho e criar conforto na cozinha e sala dos pequenos almoços.

Local:
Moledo
Duração:
12
Abertura:
2019
Tipo:
Moradia V4
Fase:
Área:
350
Budget:
Cliente:
Fotografia:
Pedro Mendes
Arquitetura geral:

Leia o texto da jornalista Elisabete Figueiredo sobre este projeto, e que foi publicado na revista Homify.
Se preferir leia-o no sítio original clicando AQUI.

Quem conhece a Praia do Moledo, em Caminha, não esquece a sua agreste beleza, o seu charme rude com Verões menos quentes que os sentidos em areais mais a Sul, e talvez por isso ainda mais exclusivos de quem não se deixa tentar pelo turismo de massas. É esse o motivo pelo qual esta praia é uma estância turística tão famosa desde o início do século XX, que aos poucos se vai tornando também famosa lá fora, mas que continua a atrair sempre uma população turística tradicional e fiel.

E é em Moledo que fica a maravilhosa casa que a homify hoje lhe quer mostrar, alvo de um detalhado projeto de arquitetura e design de interiores do gabinete SHISTUDIO INTERIOR DESIGN!
A casa já era bonita e sempre teve uma localização invejável, mas agora ficou simplesmente maravilhosa, acolhedora e delicadamente requintada, para férias ou para sempre. Vemos vê-la em detalhe.

Começamos por lhe mostrar a planta do piso 0 da moradia, com a os detalhes do que foi construído e demolido pelo projecto, para que possa ter a noção espacial exata do que foi feito. E aproveitamos para lhe falar um pouco e da empresa que executou e planeou o trabalho com tanta paixão e rigor!

O SHISTUDIO INTERIOR DESIGN é uma empresa de arquitectura de interiores de Matosinhos, especializada em projectos de reabilitação. Mas esta é uma visão redutora da acção desta empresa especial… Com a sua base criativa assente na designer Sheila Mora Azevedo, esta empresa vai beber da sua paixão pela traça original de cada edifício, pela sua identidade e por aquilo que consegue visualizar a partir deles, enfim, pela transformação latente em cada projecto iniciado, que se materializa e espaços inimitáveis. Quer procure um parceiro de qualidade para dar asas ao seu projecto ou apenas uma peça de design que eleve a decoração de sua casa, esta é definitivamente uma empresa a ter em conta.

A casa já era bonita e sempre teve uma localização invejável, mas agora ficou simplesmente maravilhosa, acolhedora e delicadamente requintada, para férias ou para sempre. Vemos vê-la em detalhe.

O coração da casa é esta zona de living, ampla, luminosa e acolhedora, que une a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha, embora cada funcionalidade esteja delicadamente demarcada, seja pela conformação do espaço ou pelos seus elementos

O ambiente é uma maravilhosa fusão entre o mar que se avista ao longe e o campo que envolve a casa.

A área de refeições formais, conjuga os tons do mar, com abundância de azul claro, madeira cor de areia e branco. Os materiais naturais acentuam a sensação de descontração sem perder a imprescindível elegância.

Em total conexão espacial encontramos a área de estar, onde o tom campestre se intensifica graças aos elementos clássicos combinados com padrões florais, nomeadamente no delicado papel de parede e nas almofadas.

A transição entre espaços é natural e fluida, deixando brilhar o pavimento de madeira natural numa cor doce e aconchegante, trazido pelo projecto.

A coluna da lareira, que já existia antes, continua a ter uma forte presença na sala, prometendo o calor das chamas nas noites frias de Inverno, mas também de Verão, quando o vento não dá descanso. Mas agora foi complementada com prateleiras e móveis de madeira natural, além de vários elementos decorativos de fibras naturais, o que lhe adoça as formas e atenua o peso, tornando o espaço muito agradável e acolhedor.

Fazemos um interregno nas fotos actuais para lhe mostrar como era árido e pesado este espaço antes. O potencial estava lá, mas era preciso visão e concretização para tirar dele tudo o que prometia.

Por todo o espaço vemos peças de decoração ou móveis clássicos que ora recuperam memórias e estéticas retro, ora nos remetem para uma estética descontraída e escandinava, numa sinfonia de escolhas perfeitamente pesadas e direccionadas para a total personalização, sem recair em exageros.

É incrível como o cenário decorativo se funde com a envolvente natural que se aprecia através das generosas janelas.

A cozinha liga-se ao espaço das salas, pois está naturalmente aberta para elas, mas separa-se através da conformação da própria área e de uma generosa porta de correr.

Os armários brancos foram complementados com detalhes retro, como os azulejos tradicionais, e muita madeira natural, nomeadamente a envolver a janela.

Amamos os apontamentos de azul que mais vivacidade e alegria, ajudando a criar um ambiente muito familiar.

A cozinha dá acesso a uma sala de refeições informais, que novamente recupera as inspiração marítima nos tons e nos materiais, e campestre nos acessórios e nas estéticas. Que maravilha será tomar o pequeno almoço nesta sala banhada pela luz natural com a vista a espraiar-se pela natureza lá fora!

Ainda no piso 0 encontramos um quarto, perfeito para quem devido a qualquer dificuldade de mobilidade prescinda da subida das escadas para o piso 1.

Este quarto faz-se de um estilo simples, com um toque industrial retro simples e despretensioso, mas muito confortável. Adoramos a serenidade dos tons neutros e a abundância de materiais naturais e de texturas diferenciadas.

A instalação sanitária enquadra-se perfeitamente nos tons e na estética da casa. Os azulejos tipo subway azuis e o toque da madeira conferem um subtil toque retro que fica perfeito.

Esta é uma casa planeada para uma utilização contínua e quotidiana, por isso no piso 0 encontramos também um pequeno e funcional escritório.

Aqui o ambiente é clássico com apontamento escandinavos, feito de muita luz e conforto, mas também tem uma forte componente funcional, com a secretária projectada a partir da estante a oferecer todas as condições para a concentração necessária para qualquer trabalho criativo.

Antes de subirmos para ver o que foi feito no piso 1, concentremo-nos um pouco a apreciar tudo o que mudou nestas escadas.

Novamente, aqui fica a planta que demonstra com clareza o trabalho feito.

No piso 1 encontramos dois quartos e começamos por apreciar o quarto de casal, a abrir para a varanda fechada que se torna numa área de estar acessória ao espaço.

O ambiente é marcado pela generosa cama de dossel, pelos tons claros e pelos apontamentos em azul que se harmonizam com a base decorativa e espiritual da sala, marítima e campestre.

É impossível não cair de amores por cada detalhe, cada móvel, cada decoração deste quarto. A simplicidade e o requinte de mãos dadas – é isto que um bom projecto de design de interiores faz por si!

A deliciosa banheira isolada e destacada em posição elevada é uma das características mais marcantes desta casa de banho, e foi um dos pontos focais do projecto neste piso.
Os tons e o estilo recuperam os da casa de banho do piso 0, mas aqui o generoso espaço permite a criação de um verdadeiro cenário de luxo com um estilo retro, de influência marítima, mediterrânica.

No segundo quarto abundam os tons de azul esbatido, suave e fresco. O mapa vintage que enquadra a cama e as mesas de cabeceira tão originais incutem um tom original e simultaneamente clássico a este quarto delicioso.

Uma vez mais, começamos a abordagem ao piso -1 com a planta dos trabalhos.

No piso -1, além dos espaços de garagem e utilidades, encontramos ainda um quarto muito especial.

Este quarto em suíte incorpora em si uma parte das fundações da própria casa, que se apreciam na casa de banho, e por isso o estilo escolhido é rústico campestre, com abundância de materiais naturais e destaque para o padrão bucólico do papel de parede.

Esta é uma casa de banho realmente especial, onde a pedra bruta se reúne à cerâmica e a outros materiais modernos para criar um cenário incomparável. Amámos a ideia de usar a pedra das fundações ao natural para fazer uma pequena prateleira de apoio, incorporando o espírito do próprio edifício nos espaços de vivência.

Deixamos esta casa com uma imagem que ilustra bem a empatia e a conexão estabelecida entre a profissional e as clientes, que permitiu a criação deste projecto único, e que representa a forma de actuação desta empresa única.