Casa Nogueira Pinto | Decoração

O projeto:

Brevemente

Local: Leça da Palmeira
Ano: 2017
Fase: Pronto
Duração: 18 meses
Tipologia: MoradiaV4
Design de interiores & Decoração: SHI Studio
Arquitetura geral: SHI Studio
Fotografia: Pedro Mendes

 

Leia o texto da jornalista Elisabete Figueiredo sobre este projeto, e que foi publicado na revista Homify.
Se preferir leia-o no sítio original clicando AQUI.

Reabilitação total de moradia em Leça da Palmeira

 

Hoje, estamos particularmente entusiasmados aqui na homify! Temos para si um verdadeiro sonho, no que toca a projectos de reabilitação e design de interiores!

É um projecto abrangente, da autoria do gabinete SHI STUDIO, SHEILA MOURA AZEVEDO INTERIOR DESIGN, que tratou da reabilitação e conversão de uma moradia muito antiga e degradada, numa casa moderna. Do nosso ponto de vista, é um projecto de sonho para quem quer casa nova, sem perder o fio da memória e o carácter que só as casas antigas têm.

Mas estamos a alargar-nos em descrições. Dizem que uma imagem vale por mil palavras, por isso vamos já ver tudo! Ponha-se confortável e aprecie esta visita guiada ao coração de uma casa renovada.

A história do projecto é interessante por si mesma: era preciso actualizar e modernizar uma casa muito antiga, sem esquecer a sua identidade e o seu carácter. A nossa profissional foi chamada a intervir! Depois do projecto estar delineado, surge uma cliente para habitar a casa, o que adicionou um toque excitante ao trabalho, pois esta trazia consigo necessidade, desejos e memórias pessoais, que urgia incluir, para que sentisse a casa como sua. O desafio passou a ser, portanto, assimilar o passado e o futuro da própria construção ao passado e ao futuro da próxima moradora. Vamos ver como foi concretizado!

Depois da intervenção, a casa mostra toda uma estética renovada, sem grandes alterações ao existente, mas actualizada e muito bonita, engalanada com as cores da moda.

Após a conclusão dos trabalhos de reestruturação do design de interiores, passou-se ao mobiliário e decoração, usando peças novas, móveis desenhados especificamente para os espaços e peças que os novos moradores já possuíam. Procurou-se o equilíbrio entre todos os factores de influência e nós pensamos que ele foi encontrado!

Nesta imagem, vemos o espaço aberto que é na verdade o coração desta casa, a zona mais social.

A amplitude conseguida com a obra em nada faz prever a antiguidade da casa, que provavelmente seguia os preceitos da arquitectura antiga, muito compartimentada.

O branco das paredes dá frescura ao ambiente e a cor da sala de estar (cor de pomba) ajuda a criar um canto mais aconchegante e exclusivo, na abertura geral.

A mistura de estilos é uma constante na decoração desta casa, criando a mais absoluta modernidade. A aventura de peças de inspiração retro e o refinamento de peças antigas acaba por criar uma atmosfera extremamente luxuosa. Mas, apesar da mistura acentuada, o conjunto é equilibrado e harmonioso, conseguindo o pressuposto inicial.

A cozinha, que se vê nesta imagem à direita, quis-se separada da área aberta, mas não muito. As suas paredes de vidro e molduras de ferro são uma fronteira ténue que não impõe barreiras ao olhar ou à passagem da luz.

Por outro lado, o acesso directo à zona exterior torna este espaço ainda maior e mais luminoso.

A cozinha é totalmente moderna e funcional, com um toque retro, conferido pelos detalhes em madeira.

As próprias paredes em vidro, com os caixilhos em ferro negro, ajudam a criar uma imagem que traz à memória espaços antigos, mas adaptados às novas realidades de estilo.

Os detalhes decorativos, feitos de peças antigas e cheias de memórias, marcam tanto a cozinha como todos os espaços desta casa, como verá.

A cozinha dá acesso directo à sala de jantar, mostrando que as paredes de vidro são na realidade portas de correr.

A sala de jantar é marcada pela enorme mesa, com pernas de madeira maciça e tampo de vidro, a que se juntaram algumas cadeiras azul-turquesa para criar um conjunto verdadeiramente bonito.

Da entrada, temos uma perspectiva geral de todo o espaço pois as leves divisórias de ripas apenas fazem uma separação parcial, mas muito decorativa.

Adorámos a banqueta retro de veludo, uma tendência marcante da decoração moderna!

Esta casa também tem uma lavandaria, mas a verdadeira surpresa é o espaço acolhedor e vibrante que vê na imagem abaixo.

O alegre sofá, de uma marca de alta gama, dá o mote ao estilo deste espaço de meditação, íntimo e especial.

A casa de banho social é um primor! Nós estamos apaixonados por cada um dos detalhes deste espaço, desde o espelho de moldura dourada ao fresco pintado na parede, sem esquecer os lindos mosaicos hidráulicos que o trabalho soube preservar.

Estética retro, funcionalidade moderna. Estas são as escadas perfeitas para completar a ligação entre os dois pisos, tocando ambos com a sua bela imagem.

No primeiro piso, logo no cimo das escadas, encontramos este espaço de cultura e elegância. A sala de leitura e de música prima por móveis graciosos, candeeiros cheios de impacto visual e obras de arte que já pertenciam à colecção dos novos donos.

Será um verdadeiro prazer trabalhar neste escritório doméstico, recheado de peças exclusivas com luxo e funcionalidade.

Agora visitamos os quartos, um rosa e o outro azul.

No quarto rosa, que agora vemos, instalou-se uma atmosfera feminina suave e requintada, recheada de bom gosto e sofisticação.

No quarto azul, a exuberância tropical tomou conta da atmosfera, mas não pôs em causa a serenidade do espaço. Um projecto bem sucedido tem tudo a ver com luz e equilíbrio!

Esta é a casa de banho da suíte, ou seja, do quarto azul. Uma sinfonia de mármore e detalhes em dourado e acobreado, para criar uma imagem luxuosa e voluptuosa, exclusiva.

Acabamos este artigo a descansar no terraço. A viagem foi longa e sabe bem uma bebida lá fora! Acompanha-nos?