Leia o texto da jornalista Ida Gaspar sobre este projeto, e que foi publicado na revista Homify.
Se preferir leia-o no sítio original clicando AQUI.
Projeto de empreendimento turístico acolhedor e típico – Porto
Como sabe, renovar casas antigas, nas baixas das cidades, para fins turísticos está em voga. Não fossem os estrangeiros a amar o nosso doce Portugal. Assim, profissionais da área da arquitetura e do design de interiores são requisitados para transformar estes espaços em verdadeiros ninhos confortáveis e bonitos. Como foi o caso da equipa profissional do atelier SHI Studio.
Ora bem, o SHI Studio foi responsável por este projeto que fica perto da Estação São Bento (visível desde as suas próprias janelas), no Porto, daí o projeto chamar-se Janelas de S. Bento
. Foram remodelados dois apartamentos para quem procura respirar um pouco mais da cidade, funcionando como um porto de abrigo, um local seguro e acolhedor.
A equipa profissional da SHI Studio optou por manter alguns dos materiais originais de modo a preservar a memória local. O conceito da decoração está intrinsecamente ligado à estação, sendo que a paleta de cores escolhida homenageia os imponentes azulejos através dos azuis, os dourados simbolizam a luz que entra pelas suas janelas, o tapete preto e branco em xadrez como referência ao chão da entrada de S. Bento. O mobiliário que compõe estes apartamentos consegue modernizar o espaço e torná-lo atual, sem nunca esquecer as suas origens. Estas origens são evocadas através de apontamentos tais como as cabeceiras de cama em forma de janela antiga, o quadro de azulejos na parede, a pedra que foi preservada, as madeiras do chão. As formas circulares, presentes um pouco por todo o apartamento, remetem para a ideia de tempo, lembram-nos o relógio da estação, o regresso ao local de partida e transmitem ao mesmo tempo um sentimento de tranquilidade e conforto.
Vamos descobrir estes maravilhosos interiores? Então, acompanhe-nos!
Começamos a visita pelo espaço social do primeiro apartamento. Tem um design muito semelhante, embora algumas cores e outros detalhes sejam diferentes, mas a essência mantém-se: relembrar a estação de São Bento.
Este espaço social inclui entrada, cozinha aberta, espaço de refeição e sala de estar.
Na zona de refeições colocaram uma mesa circular, quatro cadeiras Roma na cor salmão e um cadeirão suspenso. Este último proporciona um efeito relaxante e boa onda no espaço.
Aqui é visível a porta de correr que divide o quarto da zona da sala. Uma solução que permitiu poupar alguns metros quadrados e que divide da melhor maneira os vários espaços.
Na sala de estar deste primeiro apartamento, colocaram um bonito sofá em azul, diversos tipos de iluminação e decoração de parede. Um resultado agradável e com ambiente familiar, moderno e confortável.
Damos um particular destaque ao tapete em xadrez, alusivo ao padrão presente no chão da estação de S. Bento.
Pode ver nesta fotografia, o quarto do primeiro apartamento de Janelas de S. Bento
. As cores e as texturas mantêm-se semelhantes ao espaço social, mantendo coerência e harmonia.
A cabeceira em madeira é bastante original e faz lembrar as janelas características deste tipo de edifício.
Passamos agora para o segundo apartamento deste maravilhoso empreendimento turístico Janelas de S. Bento
, realizado pela equipa da SHI Studio, coordenada pela conceituada Designer Sheila Moura Azevedo.
Aqui pode ver a coerência entre os dois apartamentos. Mudam apenas uns detalhes (cores, texturas e alguns itens decorativos). Consegue descobrir as diferenças?
A cor das cadeiras Roma é diferente, pois aqui optaram por um bonito amarelo. O padrão do tapete também difere. O estofo do banco, a decoração mural por cima do sofá… Enfim, há pequenos detalhes que personalizam cada espaço.
Colocaram mesinhas de apoio no segundo apartamento de alojamento local.
O quarto deste segundo apartamento também é bastante similar. Acolhedor e com cores sofisticadas, que relembram a Estação de São Bento.
A cor das almofadas e da mantinha personalizam este espaço.