Casa Sal Marinho (arquitetura)
O projeto:

transformar um antigo lar de idosos numa casa de família;
despir a traça das anos 80 da arquitetura e vestir o imóvel quer por dentro, quer por fora num espaço, contemporâneo e quente com uma atenção especial à privacidade e segurança;
utilizar materiais que possam envelhecer bem em frente ao sal e ao mar.

Local:
Junto à praia
Duração:
24
Abertura:
2020
Tipo:
Moradia V6
Fase:
Área:
400
Budget:
Cliente:
Fotografia:
Pedro Mendes
Arquitetura geral:
SHI Studio

Casa na praia

Projeto de reabilitação

 

Sobre este imóvel, um dos projetos mais completos feitos até hoje no ShiStudio, deixamos a diretora criativa – Sheila Moura Azevedo – contar-nos um pouco sobre a aventura que foi transformar esta casa:

“Este foi um dos projetos mais completos que fizemos até hoje aqui no atelier. Começamos no projeto de arquitetura, licenciamento e reabilitação, e fomos até ao projeto de interiores, decoração e fornecimento de todo o equipamento.

Ler mais...

Quando a visitamos pela primeira vez, esta casa em frente ao mar pareceu-nos um forte, uma construção acastelada. Havia sido construída nos anos 80 para enfrentar as intempéries típicas de uma localização na primeira linha da praia. Tinha muita pedra visível, era muito fria, com madeiras e chãos escuros, sem qualquer modernidade que desse conforto ou beleza ao espaço. Ultimamente funcionava como um lar de idosos, estando ainda mais degradada e descaracterizada por esse facto.

 

A localização era perfeita, a luz também, as áreas eram as pretendidas pelo cliente. Mas esta casa precisava muito de carinho, de quem se apaixonasse novamente por ela e a trouxesse, através da máquina do tempo do projeto para a atualidade. E foi isso que o cliente viu em nós e no nosso portefólio: casas antigas que ganharam uma nova vida e que foram trazidas ao mundo atual.

 

E tipicamente conseguimos ver aqui o quanto pode valer a pena comprar um imóvel desadequado, feio, e transformá-lo num imóvel maravilhoso, adequado, seguro, quente, tecnológico. Houve necessidade, é claro, de fazer a travessia das burocracias do licenciamento e de uma grande intervenção ao nível da arquitetura e da reabilitação.

 

Acima de tudo procuramos interpretar os donos da casa: as suas personalidades permearam todo o projeto, todas as escolhas, todos os objetos que foram desenhados à medida. Entre os dois tínhamos um conjunto de características e gostos muito interessantes: tecnologia, sofisticação, diferenciação, algum minimalismo… e por outro lado a busca do conforto, do campestre, da empatia, mas também da segurança.

 

No exterior está bem visível a grande mudança: ocultamos o peso esmagador da pedra com painéis de Viroc, demos privacidade e conforto com ripados de madeira própria para aguentar o ambiente agressivo do mar, selecionamos cuidadosamente os materiais e as cores de tudo, ligamos o interior ao exterior sem perder a privacidade e melhorando o usufruto da vista magnífica…

 

No interior criamos todo um novo programa funcional, de onde destacamos a ligação entre os dois pisos pela escada em caracol, que resultou num elemento muito marcante. Depois, na sala, destacaria o elemento da lareira que integra o painel de TV, desenhado e feito à medida. Além disso adoro a forma como conseguimos criar recantos para diferentes momentos, funções, estados de espírito. Há pontos de vista da casa que são muito importantes: a entrada da casa que abre para um quadro vivo que é o mar ao fundo, como se fosse uma moldura. As portas de vidro que desaparecem para dentro das paredes e permitem fechar ou abrir as áreas.

 

Recordo com prazer que, no dia em que apresentamos o projeto, tínhamos tudo pronto: arquitetura, design de interiores e decoração! Nesse dia o cliente ficou com a noção completa do objeto casa que iria ter no fim de todo o processo, desde as paredes e revestimentos até ao modelo de cadeira e ao quadro na parede. Já conseguiu ver tudo! Isso deu-lhe tranquilidade e confiança na equipa de trabalho do atelier. E nós respeitamos tanto o cliente e ouvimos tanto o que nos disse, que o projeto foi realizado exatamente como foi concebido. E ao longo de dois anos e meio de processo, com tantos desafios que a obra nos apresenta, isto foi um motivo de orgulho.

 

E no fim, o resultado foi uma casa excelente a nível térmico e acústico, uma casa recuperada, revestida, protegida, segura, que recebe os novos habitantes de forma adequada ao mundo atual.

 

É isto que me faz fazer o que faço: transformar o feio em bonito, o mau em bom, o que não funciona no que funciona e bem. Assim damos às pessoas a oportunidade de morarem num lugar maravilhoso como este com todo o conforto e numa casa que se adapta a si, com todo o sentido. E tudo com sustentabilidade ecológica e financeira. Esta é a nossa missão.