Apartamento em Leça – R/C
O projeto:
Local:
Leça da Palmeira
Duração:
24
Abertura:
2019
Tipo:
Fase:
Área:
140
Budget:
Cliente:
Fotografia:
Pedro Mendes
Arquitetura geral:
SHI Studio

Leia o texto da jornalista Elisabete Figueiredo sobre este projeto, e que foi publicado na revista Homify.

Se preferir leia-o no sítio original clicando AQUI.

Restauro e remodelação de moradia ao pé do mar

 

Se puder escolher, o que é que prefere: – uma casa nova feita de raiz à sua medida, ou uma casa renovada, antiga e charmosa?

A escolha nem sempre existe, mas mesmo assim as opiniões dividem-se. Os adeptos das casas novas, acabadas de construir, falam da conveniência de escolher todos os detalhes, dos métodos construtivos modernos e mais eficientes, da arquitectura moderna e arrojada, de ter uma casa só nossa. Os apoiantes das renovações e reconversões apontam a beleza dos edifícios, a história e a estética antiga como principais vantagens da casa, além de mostrarem que se pode ter praticamente tudo o que se tem com uma casa nova, numa casa renovada.

O projecto que hoje lhe queremos mostrar, veio para satisfazer e dar razão a quem ama um bom projecto de renovação e não prescinde do apelo de ter uma casa antiga com as comodidades modernas. É da autoria do gabinete SHI STUDIO, SHEILA MOURA AZEVEDO INTERIOR DESIGNe a homify ficou rendida à sua magia!

A fachada não mente – esta não é uma casa de construção recente, embora as suas linhas despojadas não remetam para épocas muito longínquas. A casa é dos anos sessenta do século passado e foi meticulosamente restaurada e remodelada pela mão dos profissionais dedicados do gabinete SHI STUDIO para proporcionar as melhores condições de habitabilidade moderna sem desperdiçar esse charme que os anos conferem.

Um projecto tão bem conseguido não é estranho numa empresa tão conceituada e experiente como esta, que nos brinda periodicamente com projectos super interessantes. Actua nas áreas da Reabilitação Integral, Remodelação de Interiores e Decoração, Concept Interior Design, tem uma Design Store aberta ao público e ainda conta com uma marca própria, a Loloca! Precisa de mais alguma coisa para o seu projecto?

A casa fica em Leça da Palmeira, pertinho do mar e hoje temos para lhe mostrar um rés-do-chão, um apartamento de três frentes no conjunto exclusivo de apenas quatro fracções. Viver aqui é realmente ter uma casa nova antiga!

O apartamento tem três suítes, jardim, pátio, garagem e terraço numa área total de 220m2, sendo perfeita para uma família com crianças, pela comodidade de uma habitação térrea numa zona calma e pelos espaços exteriores seguros.

As garagens ficam num pátio quase fechado, na fachada posterior, com uso exclusivo independente. Esta área exterior de grande simplicidade presta-se a inúmeras utilizações, nomeadamente para parque de brincadeiras, mesmo tendo acesso directo por escadas ao terraço partilhado.

A entrada, na fachada principal, convida-nos a uma espreitadela aos interiores, e é exactamente isso que vamos fazer!

A entrada da casa dá acesso a um hall, separado da área da sala por uma parede incompleta que finaliza com um ripado vertical muito moderno, e à cozinha, num espaço próprio.

O acesso às áreas privadas também se dá por este hall, através desta bonita porta, e da sua irmã gémea que não aparece na foto..

Se a imagem exterior nos encanta com o seu apelo antiquado, o interior conquista-nos pelo seu design moderno e muito funcional!

A cozinha está na mesma zona da sala, mas separa-se e destaca-se dela pelas suas paredes em microcimento cinzento, que estabelece um intenso contraste com o calor da madeira natural do pavimento.

Dentro da cozinha, o estilo moderno com um toque industrial, é adoçado pela madeira natural com um grão rústico. Os pormenores de madeira ligam muito bem com o acabamento de aspecto rústico do pavimento e criam uma imagem retro, interessante e contemporânea, que revive o espírito de casa antiga.

Somos curiosos, entramos um pouco mais no aconchego desta casa tão especial!

As fotos não mentem, deixando ver perfeitamente os acabamentos cuidados e os materiais de primeira qualidade.

Esta casa de banho é adorável, com o seu mosaico pastilha em tom verde-água e o seu pequeno lavatório em taça. Nós adoramos o pormenor das calhas e dos rodados da cabina de duche à vista, que ajudam a criar uma imagem retro, que calha mesmo muito bem no estilo da casa.

Os quartos são amplos e luminosos, contando com grandes roupeiros embutidos que os tornam muito funcionais. A cor branca permite que ali coloque a sua decoração favorita sem destoar, mas o pavimento sugere um estilo clássico, com apontamentos retro.

Nesta casa de banho, o mármore é o grande responsável pela imagem intemporal do espaço. Adoramos também as linhas sóbrias e modernas que a tornam super prática!

Terminamos esta visita guiada por um espaço que nos deixou particularmente invejosos pela sua funcionalidade e raridade – a lavandaria!

Quantos apartamentos podem oferecer esta comodidade? Que maravilha poder tratar das roupas num espaço dedicado, sem confusões em outros ambientes da casa!