Casa Pasteur
O projeto:

Projetar interiores numa casa clássica é sempre um desafio e uma responsabilidade. Neste caso, um apartamento T3 clássico, construído nos anos 50, necessitava de uma maior adequação aos seus dois habitantes. Localizado numa praça ajardinada no centro de Lisboa, beneficiando da magnífica luz desta cidade, decidimos aproveitar os materiais nobres aplicados originalmente e acima de tudo ampliar as áreas, a luz e o conforto para que os nossos clientes – pessoas viajadas, multiculturais, cultas, ocupadas… – vivessem uma vida mais feliz.
Conforto, luz, simplicidade, ecletismo, organização e… magia… eram as principais palavras-chave que tínhamos bem gravadas na mente ao longo de todo o processo.
Geometricamente, a remoção de algumas secções de parede na sala contribuiu para a ampliação do espaço, para a abertura da área social com menos obstáculos e recantos desnecessários. Criamos mais arrumação, mas também trouxemos a poesia através de papéis de parede leves, florais e poéticos.
As molduras na parede da sala vieram dar escala e abraçar os quadros existentes. Redesenhamos os tectos para incluir as tubagens de ar-condicionado. Na entrada, o painel ripado que cobre o quadro elétrico decora e dá identidade à casa.
Um apurado trabalho de cores suaves em conjugação com papéis de parede, nos tons preferidos dos habitantes, veio unificar e integrar os objetos pré-existentes com os novos elementos. A remodelação integral das casas-de-banho veio também atualizar e trazer conforto acrescido à casa. Aqui utilizamos portas de correr para pouparmos espaço e reduzir obstáculos.
A escolha de novas peças de mobiliário conjugada com mobiliário desenhado à medida – além da reutilização de peças existentes e que mantivemos – veio permitir aproveitar melhor os espaços e a organização da arrumação. A clara divisão de funções das peças e das zonas da casa contribuem também para uma vida mais organizada, pois quando tudo tem um sítio definido é impossível o caos instalar-se. É o caso evidente do escritório que acumula as funções de quarto de brincar do mais jovem habitante da casa.
A preservação das principais características da casa não impediu ainda o muito importante isolamento térmico e acústico, contribuído ainda mais para a boa qualidade do habitar.

Local:
Lisboa
Duração:
12
Abertura:
2023
Tipo:
Apartamento T3
Fase:
Área:
150
Budget:
Cliente:
Fotografia:
Pedro Mendes
Arquitetura geral: